DICAS PARA LIMPAR A SUA INCUBADORA DE OVOS
Muitas pessoas subestimam a importância de limpar a sua incubadora, pelo que é fácil cair em maus hábitos. Mas deve tratar uma incubadora de ovos como se tratasse qualquer outro instrumento; com respeito e cuidado. A limpeza completa da sua incubadora não só melhorará as taxas de nascimento, como também prolongará enormemente a vida útil da incubadora, melhorará a saúde das crias e reduzirá o risco de propagação de quaisquer doenças bacterianas que estejam escondidas no interior da incubadora.
Pouco e frequentemente
Não precisa de limpar a sua chocadeira diariamente ou mesmo semanalmente, uma vez que isto irá interferir com o processo de incubação de ovos. Mas de igual modo, não adianta fazê-lo apenas uma vez por ano! Limpar a chocadeira pouco e muitas vezes é o ideal. Recomendamos que realize uma limpeza completa após cada nascimento, deixando-a em perfeitas condições, pronta para o próximo lote de ovos.
Mesmo que não utilize a sua chocadeira regularmente, a sua limpeza após cada utilização assegura que está pronta quando precisar dela. Nunca se sabe quando se pode receber um lote de ovos férteis para incubar.
Aspirar primeiro
Então, acabou de ter uma eclosão bem sucedida de pintos ou patinhos fofos. Por mais bonitos que sejam, criam sempre uma confusão. Mesmo as melhores incubadoras acabam cobertas de pó e penas. E, uma vez que a maioria das incubadoras são assistidas por ventiladores, a poeira parece chegar a todo o lado, incluindo os ventiladores e os sensores.
Recomendamos a utilização do seu aspirador nesta parte. Nos últimos anos, o mercado de aspiradores expandiu-se enormemente, oferecendo todos os acessórios imagináveis. Os melhores para utilização numa chocadeira são as pequenas extensões de escovas utilizadas para trabalhos delicados. Se o seu aspirador tiver uma regulação de potência, reduza a sua potência; e tenha cuidado para não danificar quaisquer componentes electrónicos no processo.
Aspirar a chocadeira é um grande primeiro passo, pois retira a maior parte do pó e chega a locais que outras ferramentas de limpeza não conseguem alcançar.
Limpar os sensores
Muitas incubadoras têm sensores incorporados concebidos para ler a temperatura e humidade. Em particular, incubadoras de cabine, como a gama FIEM e a gama Rcom Maru têm sensores expostos que funcionarão menos eficazmente se cobertos de poeira e de sujidade. O seu manual de instruções da incubadora oferecerá orientações sobre as melhores formas de limpar os seus sensores.
Desinfecte e deixe a secar
Por último, a utilização de um desinfectante de incubação suave e não corrosivo ou de um produto de sanitização para incubação irá limpar e higienizar a incubadora. Nem sempre é óbvio, mas uma incubadora é também o local perfeito para a reprodução de bactérias; uma câmara quente, húmida e cheia de ar faz uma casa feliz para germes indesejados. As incubadoras Rcom utilizam plásticos que ajudam a reduzir essa situação, mas nada funciona melhor do que uma limpeza regular com um bom desinfectante.
Utilizar desinfectante diluído em água quente e aplicar com uma esponja, pano ou toalha de papel. Não se esqueça de remover qualquer cocó de pinto endurecido à medida que for avançando. Se conseguir remover a base da incubadora, faça-o, depois mergulhe-a no desinfectante durante alguns minutos. Uma vez todas as partes limpas, deixar a incubadora a secar naturalmente durante várias horas.
Uma limpeza completa deve levar apenas alguns minutos, mas poupará horas de frustração e transtornos nos anos vindouros.